" DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGÚSTIA." (SAL:46-1)

sábado, 13 de março de 2010

Gripe suína ou Influenza por vírus H1N1

O que é gripe suína ou influenza por vírus H1N1?O H1N1 é um novo vírus da influenza (gripe) que é mais conhecido como gripe suína. Esse novo vírus foi primeiramente detectado na América do Norte em Abril de 2009, e atualmente atinge vários países do mundo, incluindo Brasil. O vírus H1N1 da gripe suína de espalha de pessoa para pessoa, provavelmente de forma bastante parecida com a gripe sazonal comum.

Por que Influenza por vírus H1N1 é chamada de gripe suína?Influenza por vírus H1N1 foi originalmente denominada gripe suína porque testes laboratoriais mostraram que muitos dos genes do novo vírus eram similares aos das gripes que normalmente ocorrem em porcos na América do Norte. Porém, estudos posteriores mostraram que o novo vírus é bem diferente dos que normalmente circulam em porcos da América do Norte. O vírus da Influenza H1N1 tem dois genes de gripe que normalmente circula em porcos da Europa e Ásia, assim como genes de gripe humana e aviária
.Quantos vírus Influenza H1N1 existem?
Como todos os vírus Influenza, o da gripe suína muda constantemente. Porcos podem ser infectados por gripe aviária e humana, assim como por gripe suína. Quando os vírus Influenza de espécies diferentes infectam porcos, eles pode trocar genes e formar um novo vírus, que é mistura de gripe suína, humana e aviária. No momento há quatro subtipos principais de Influenza A que foram isolados em porcos: H1N1, H1N2, H3N2, e H3N1. Porém, a maioria dos vírus de gripe recentemente isolados de porcos são H1N1.

Qual a gravidade de infecção pelo vírus da gripe suína H1N1?
Assim como a gripe sazonal comum, a gripe suína por H1N1 pode variar de gravidade moderada a séria. Porém, gripe suína pode ser grave e, assim como a gripe sazonal comum, ocasionar morte.

Como é o contágio da gripe suína?O contágio da gripe suína se dá de pessoa para pessoa, provavelmente da mesma que a gripe comum. Porém, ainda não foi determinado com que facilidade o vírus Influenza H1N1 se espalha entre as pessoas.

Quais são os sintomas da gripe suína ou Influenza por vírus H1N1?Os sintomas da gripe suína
são similares aos da gripe comum, e incluem febre, tosse, garganta dolorida, dores no corpo, dor
de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas têm relatado vômito e diarréia associados à gripe suína. Assim como na gripe comum, a gripe suina pode provocar a piora de condições médicas crônicas já existentes. Em crianças, os sintomas e sinais de emergência que necessitam de atenção médica urgente incluem:* Respiração rápida ou problemas para respirar.* Cor da pele cinza ou azulada.* Não ingerir fluidos suficientes.* Vômito severo ou persistente.* Não acordar ou não interagir.* Ficar tão irritada que a criança não quer ser pega.* Sintomas de gripe que melhoram, mas retornam com febre e tosse pior.Em adultos, os sintomas e sinais de emergência que precisam de atenção médica incluem:* Dificuldade de respirar ou falta de fôlego.* Dor ou pressão no peito ou abdômen.* Tontura súbita.* Confusão.* Vômito severo ou persistente.* Sintomas de gripe que melhoram, mas então retornam com febre e tosse pior.
www.copacabanarunners.net/gripe-h1n1.html



Alagoas tem o primeiro caso confirmado de morte por Influenza A

A vítima de 30 anos faleceu no último domingo. O exame foi realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz)
Alagoas confirma a primeira morte por Influenza A H1N1 (gripe A). A vítima foi um jovem de 30 anos, que estava internado no Hospital Escola Hélvio Auto e, faleceu no último domingo. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, em entrevista coletiva, acompanhado de equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O resultado do exame realizado na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, foi divulgado nesta quinta-feira (11).
Segundo o secretário Herbert Motta, o jovem chegou à unidade hospitalar no dia 27 de fevereiro, permanecendo dez dias internados. Além da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), apresentava um quadro de hipertensão, diabete e obesidade. Os familiares da vítima estão sendo monitorados.
Dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) mostram que desde 2009 foram notificados 118 casos, desse total 34 foram confirmados para gripe A, 24 estão sob investigação, 46 descartados e 14 confirmados para gripe comum. Este ano já foram notificados seis casos da Síndrome Respiratória Aguda e apenas um óbito confirmado. A técnica de enfermagem de 23 anos, que faleceu há dez dias não morreu de H1N1, de acordo com o resultado do exame fornecido pela Fiocruz.
Atualmente cinco pacientes estão internadas com suspeita de gripe A, sendo quatro gestantes, que estão internadas na Santa Mônica e no Hospital Universitário. Uma delas em estado grave. Uma criança que teve contato com uma das pacientes está apresentando quadro gripal e, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, foi solicitado que o menor seja encaminhado para Maceió.
Durante a coletiva, o secretário Herbert Motta disse que a população não deve se preocupar, mas todos que integram o grupo prioritário devem participarem da campanha de vacinação que começou no último dia 8. Alagoas tem meta de vacinar 1.485.368 milhão de pessoas e foi o primeiro estado a antecipar a vacinação para os profissionais de saúde.
www.isaude.net/.../alagoas-tem-o-primeiro-caso-confirmado-de-morte-por-influenza-a - 13 horas atrás

.Há tratamento para Influenza A (H1N1) no Brasil?

Sim. O Ministério da Saúde adotou um protocolo para tratamento, com utilização de um medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir) que será usado apenas nos pacientes que cumpram a indicação descrita no protocolo. O remédio é indicado para ser for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. ALERTA: Ninguém deve tomar o medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus.


O que a população pode fazer para evitar a Influenza A ?

Alguns dos exemplos de cuidados para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória são:
• Lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz).• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.• Usar lenço de papel descartável.• Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar.• Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 cinco dias após o início dos sintomas).
• Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados).É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
• Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação.• Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.
*Fonte: ANVISA e Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde também disponível no site www.saude.gov.br.