" DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGÚSTIA." (SAL:46-1)

domingo, 25 de abril de 2010

"O PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO"

O plano de Deus para o casamento é apresentado em Gn 2.24, " Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne."Repetido nos Evangelhos (Mt 19,5) e nas epístolas (Ef5,31). O casamento é perfeito quando estabelece o compromisso de um homem com uma mulher por toda vida. O bom relacionamento entre marido e mulher é fundamental para o matrimonio feliz e este é indispensável para que haja uma família saudável.
O casamento tem como objetivo primordial a união legitima entre um homem e uma mulher para: a felicidade de ambos, construir família, servir a Deus, adorar a Deus. 
Deus nunca pretendeu que o homem ficasse sozinho. A mulher foi retirada do homem e depois apresentada a ele a fim de acompanha-lo. Com isso Deus visava propiciar ambiente e condições para a felicidade do homem, não o deixando em solidão.(Gn 2.18)


Existem vários aspectos necessários para um casamento feliz.
Em Gn2.24 a Palavra de Deus fala: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se uma só carne."
Isso diz respeito a independência: emocional, domiciliar e financeira. Muitos casais não tem essa independência, muitos continuam morando na casa dos pais, e dependendo deles para tudo, um casamento assim torna-se difícil e muitas vezes insuportavél. Os casais antes de assumirem um relacionamento conjugal precisam ter uma certa estrutura emocional e financeira para que o casamento não seja prejudicado futuramente.
Outro aspecto importante é a união Espiritual. 2Co 6.14 diz: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos, porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?"  Os dois precisam ter as mesmas convicções espirituais.


É muito difícil quando um casal não tem o mesmo conhecimento da Palavra de Deus, pois sempre haverá atritos na convivência, na educação dos filhos e em outra situações. Mas se a esposa é conhecedora da Palavra de Deus, deve orar ao Senhor e seguir as suas orientações para que através dela,seu esposo venha conhecer a Palavra de Deus. E o mesmo seja para o esposo.


Outro aspecto muito importante é o amor. "Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados."(1Pe 4.8) Uns para com os outros, inclui a esposa e o esposo. " O marido deve amar sua esposa, até de modo sacrificial."(Ef 5.25) " A esposa deve amar o seu esposo."(Tt 2.4)


Esse amor pode ser demonstrado de varias maneiras, tanto a mulher quanto o homem necessitam se sentirem amados, com afeto, com carinho, com palavras, com gestos, abraços, carícias, fazendo o possível em favor um do outro, zelando um ao outro. A Bíblia fala sobre esse amor em:(Ct 4; Pv 3 1.29)
(1Jo 3.18; 1Pe 3.8), (Ef 5.25), (Ef 5.29)
O amor é o elo principal do relacionamento entre o marido e a mulher. Se não houver o amor tudo desaba. O amor é o alicesse do casamento, se não há amor, nada adianta.


Outro aspecto é o respeito, o marido deve respeitar a mulher. A mulher deve respeitar o marido, um não é maior que o outro. 1Co 11.11 fala: " No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher."
Muitos casamentos tem desabado por conta da falta de respeito entre o homem e a mulher. Ambos se distratam, gritam, não conversam, senten-se traídos, acabam perdendo o respeito mutuo, e ai já não existe mais amor, se deixam levar pelas armadilhas do inimigo e esquecem os ensinamentos de Deus.


Outro aspecto importante é a comunicação entre o casal. Em Ec 3.1-8 fala do tempo que há para todas as coisas. E o casal deve providenciar um tempo para essa comunicação entre si. a maioria dos casais tem se deixado levar pelos inimigos da comunicação: o excesso de trabalho no lar, no emprego; a desunião, a televisão, atividades, amigos entre outros, e estão esquecendo a importância da comunicação entre si. Como é importante o diálogo para que o casal falem sobre o que está acontecendo no relacionamento, na educação dos filhos, nas finanças domésticas, para que tudo possa andar segundo a vontade de Deus.


Existem vários outros aspectos que poderiam ser citados aqui, mas para que o casamento seja santo e duradouro o principal é que Deus seja o centro, Ele estabeleceu a união com um objetivo único, receber toda honra e glória! O lar deve ser consagrado a Deus, a leitura da Bíblia necessita ser em conjunto; a oração deve subir como aroma agradavél; o sacrificar com jejum de comum acordo; o culto familiar é indispensável; o ensino bíblico aos filhos um dever.


Então percebemos que para ter uma vida familiar e conjugal feliz e duradoura, devemos estar ligados a palavra de Senhor cumprindo os princípios de Deus. Esse é o  plano de Deus para nossa vida conjugal.


"PORTANTO, O QUE DEUS AJUNTOU NÃO SEPARA O HOMEM."(Mc 10.9)