" DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGÚSTIA." (SAL:46-1)

domingo, 14 de março de 2010

Tigela de madeira

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade.As mãos do velho eram tremulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.A família comia reunida a mesa. Mas as mãos tremulam e as visões falhas do avô o atrapalhavam na hora de comer.Ervilhas rolavam de sua colher e caiam no chão.Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa.O filho e a nora irritaram-se com a bagunça.-“Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai”, disse o filho.-”Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.”Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha.Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira.Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lagrimas em seus olhos.Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair no chão.O menino de 4 anos de idade assistia tudo em silêncio.Uma noite, antes de jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente a criança:-“O que você esta fazendo?”O menino respondeu docemente:-“Oh, estou fazendo uma tigela de madeira para você e a mamãe comerem, quando eu crescer.”O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho.Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos.Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos.Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito.Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família.E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam quando um garfo caia, leite era derramado ou a toalha da mesa era sujava.Pense nisto...Às vezes as pessoas esqueceram do que você disse, do que você fez, mas nunca da forma que as tratou...Pense nisto...

Para Refletir

Quem tem luz exterior caminha sem
tropessar, quem tem luz interior
caminha sem medo de viver...
Augusto Cury

A BÍBLIA: O LIVRO VIVO



Nossa intenção ao ler a Bíblia, é descobrir o que ela contém. As pessoas tendem a imaginar coisas de grande profundidade quando lêem as Escrituras, mas elas já são suficientemente profundas.Tudo que precisamos é descobrir o que querem dizer. Se fizermos as perguntas certas à Bíblia, obteremos as respostas certas.
Abramos então, as páginas da Bíblia. O que temos? Em um certo sentido, um livro como qualquer outro, contendo palavras, ideias, gramática, figuras de linguagem, história, poesia etc. Em outro sentido porém, a Bíblia é um livro único. É a Palavra inspirada de Deus, e quando a lemos, em vez de nós a examinarmos, ela é que nos examina. Não a interpretamos, ela nos interpreta. Como Palavra de Deus, a Bíblia tem vida própria, e devemos ouvir o que Deus nos tem a dizer por seu intermédio.
A Bíblia é a Palavra eterne de Deus. A fim de compreendê-la adequadamente, precisamos mais que apenas bons instrumentos e o texto. Devemos também estar em condições espiritual de saber o que ela contém. Deus nos entrega a sua verdade aos pecadores ou a simples curiosos. Ele revela a si mesmo e sua verdade a nós, apenas quando desejamos saber sinceramente o que Ele quer revelar. Isto significa que devemos estar preparados espiritualmente para ler a Bíblia. Desde que em última análise, é o Espírito Santo que nos revela a verdade, devemos lê-la em espírito de oração e ficar atentos a sua voz. Ele nos dará entendimento e nos ajudará a responder à pergunta "Como Deus quer que eu aplique esta verdade em minha vida?" No final, não será abençoado aquele que ouve, sabe ou compreende a vontade de Deus, mas o que a pratica.
Portanto,ao ler a Bíblia devemos saber que estamos lendo um LIVRO VIVO que é a Palavra viva do nosso Deus, e que Ele nos ajudará a compreende-la e principalmente a pratica-la, porque só assim seremos abençoados e teremos a vida eterna. Amém!