" DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGÚSTIA." (SAL:46-1)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Câncer de mama tem cura?


O câncer de mama é o tipo de câncer que se manifesta mais frequentemente entre as mulheres brasileiras e infelizmente, ainda aparece como a primeira causa de morte entre mulheres de 35 a 55 anos de idade. Isso porque muitos dos casos são descobertos tardiamente, quando o tumor já está avançado e é maior o risco de as células cancerosas afetarem outros órgãos.
Mas o que é câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno formado a partir de uma multiplicação exagerada e desordenada de células. O tumor é chamado maligno quando suas células têm a capacidade de invadir outras células sadias à sua volta e chegar a outras partes do corpo, invadindo mais células sadias e originando novos tumores.
Quais os fatores de risco?
Os fatores de risco para o câncer de mama podem ser o histórico familiar, ou seja, casos de câncer de mama na família, principalmente se a pessoa atingida tem grau próximo de parentesco e se a doença se manifestou antes da menopausa, ou lesões mamárias, que aumentam o risco para este tipo de câncer. Outros fatores como alimentação rica em gorduras, obesidade, vida sedentária e estresse colaboram de alguma forma no aumento do risco.
Como o câncer de mama pode ser diagnosticado?
O melhor meio para se diagnosticar câncer de mama é a mamografia, um tipo de raio X das mamas que é capaz de detectar o tumor antes mesmo que ele se torne palpável. Apesar de eficaz, a mamografia não descarta o auto-exame das mamas e o exame feito pelo médico, pois alguns nódulos apesar de palpáveis podem não ser detectados pela mamografia.
Afinal, o câncer de mama tem cura?
Os tumores malignos, como o câncer de mama, crescem rapidamente, sem dor e quase não apresentam sintomas em sua fase inicial. Portanto, o diagnóstico precoce é a grande arma que as mulheres têm nas mãos. Ou seja, quanto antes for descoberto, mais fácil e rápido o câncer de mama pode ser curado.O ideal é diagnosticar o tumor quando ele ainda é pequeno, com menos de 1 cm. Quando o tumor é detectado com cerca de 5 cm de diâmetro, a cura pode implicar na retirada da mama. Porém, mesmo quando necessária a mastectomia, cirurgia de retirada da mama, a cirurgia plástica de reconstrução tem excelentes resultados.
Por Deborah Buskodeborah@dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário